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Consultoria educacional: vale a pena investir?

O Brasil é o quinto maior mercado de ensino superior do mundo, sendo que dez grupos educacionais concentram a maior fatia do mercado. Essa realidade acirra a competitividade no setor, exige das instituições de ensino novas estratégias de atração, conversão e fidelização de alunos.

Mas nem sempre sabemos como fazer frente aos gigantes educacionais, certo? É aí que entra a consultoria educacional.

O que é consultoria educacional?

Toda instituição de ensino é um negócio e deve ser tratada como tal para gerar receita suficiente para manter-se ao longo do tempo e entregar serviços de qualidade (ensino).

Diante disso, precisa de uma gestão estratégica eficiente e alinhada ao mercado, de uma gestão financeira precisa e focada na otimização de recursos, de uma gestão acadêmica antenada com as tendências do setor e por aí vai.

Nem sempre o diretor, reitor ou proprietário da instituição tem conhecimentos para colocar a organização no jogo da competitividade. Sendo assim, o melhor é contar com quem entende do assunto, ou seja, a empresa de consultoria educacional.

Essa empresa pode ser especializada em determinado segmento, como marketing educacional, finanças para instituições de ensino ou gestão estratégica. Ou então pode ofertar um combo consultivo em todas essas áreas.

Qual é o papel da consultoria educacional?

O trabalho de consultoria consiste em fazer uma análise do cenário atual da instituição de ensino, considerando os ambientes interno e externo. Após o diagnóstico, são destacados os pontos de melhoria, ou seja, onde você tem que investir para melhorar os resultados no curto, médio e longo prazo.

Na sequência, a empresa de consultoria educacional ajuda sua equipe a elaborar um plano de ação e colocá-lo em prática, passando algum tempo junto a vocês para mensurar os resultados.

Quando tudo esteja alinhado e funcionando bem, a consultoria sai de cena para que sua equipe trabalhe tranquila, mas sem deixar as melhores práticas aprendidas de lado.

Quais as vantagens de contratar uma consultoria em educação?

Um olhar externo sobre a instituição pode trazer bons insights para que você consiga aumentar sua competitividade no mercado e assim alavancar os resultados.

Os consultores têm experiência de mercado, estão familiarizados com as estratégias mais recentes e dispõem de tecnologias atualizadas para acompanhar indicadores de desempenho.

No marketing educacional, por exemplo, você pode contar com a expertise de profissionais no planejamento, implementação, execução e monitoramento de estratégias de marketing na educação, visando incrementar o número de alunos e fidelizar aqueles que já estão na instituição.

Também conta com orientações válidas para o time de vendas, já que marketing e vendas devem andar de mãos dadas para um melhor retorno sobre o investimento.

Com o trabalho da consultoria educacional, você percebe com mais clareza o mercado no qual está inserido, os desafios e possibilidades de crescimento. Aprende onde e quando investir, que tipo de retorno esperar e como posicionar-se estrategicamente no mercado para manter a competitividade, mesmo que existam grandes grupos em sua área de atuação.

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