Com a finalização do ano letivo de 2023, muitas escolas começam o planejamento escolar de 2024, mas é nesse momento onde surgem as dúvidas do que deve conter no planejamento escolar, como deve ser feito e como acompanhar a execução do trabalho.
Pouca gente sabe, mas a elaboração do planejamento escolar é uma tarefa árdua e que não pode ser de cunho exclusivo de uma única pessoa ou setor, necessitando de uma atuação especializada por uma equipe multidisciplinar.
Mas afinal, como elaborar o planejamento escolar?
O planejamento deve ser trabalhado por uma equipe transdisciplinar, buscando tratar de questões burocráticas da administração escolar, a exemplo do cumprimento da legislação vigente, assim como o próprio contexto pedagógico. Nesse caso, devem ser incluídos o âmbito de avaliação, execução e trabalho de projetos especiais
É importante que, na construção do planejamento, seja revestido o planejamento escolar anterior, buscando uma melhor avaliação do progresso da Instituição de Ensino. Desse modo, listamos algumas dicas para você implementar no seu planejamento.
Avalie o planejamento anterior
Inicialmente, analise o planejamento escolar de anos anteriores. Verifique o que deu certo ou não.
É importante que nesse momento, você consiga entender quais são seus pontos fortes e fracos. Vise analisar o que ainda faz sentido para aplicar na sua Instituição de Ensino, assim como, quais são os diferenciais que você pode implementar.
Não tenha receio em reavaliar e entender que as metas definidas anteriormente podem não ser compatíveis com a realidade escolar. Nesse momento, o que mais importa é analisar e criar um planejamento eficaz e eficiente.
Descomplique o objetivo
Através da análise do que foi possível atingir ou não no planejamento escolar dos anos anteriores, será possível você pensar em objetivos.
Para isso, é importante que você priorize o que faz sentido para sua escola. Não esqueça de criar e discorrer sobre metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, englobem as pessoas e equipes que atuarão em determinados objetivos.
Projete metas compatíveis com a realidade escolar
Não se engane! Não crie metas incompatíveis para a realidade escolar em curto, médio e longo prazo. Trace metas que estejam de acordo com os objetivos escolares.
Ao tratarmos de planejamento de metas, é importante destacar que muitos Gestores Escolares elaboram seu planejamento mas sem nenhum embasamento. É de extrema importância que todos os setores estejam de acordo e cientes da meta estipulada e que todos trabalhem com o mesmo objetivo.
Acompanhe os processos
É uma das ações mais complexas, pois, grande parte das Instituições de Ensino, ao elaborarem seu planejamento escolar esquecem de acompanhar os processos e seus resultados. É através deste momento que assimilamos se, o que foi planejado anteriormente é compatível com o dia a dia.
Neste ponto, é importante que o Gestor Escolar tenha o hábito de reunir-se com a equipe para avaliar os resultados. Se o caminho que está sendo seguido é o mais adequado analisando de modo holístico.
O acompanhamento é passo fundamental para que o planejamento seja concretizado. Ao primeiro passo de falhas e incongruências, os líderes do planejamento não podem hesitar em tomar ações.
Contrate uma Consultoria Educacional
Toda Instituição de Ensino necessita atuar com um bom prestador de serviço e não seria diferente em relação a uma Consultoria Educacional. Através da expertise da Consultoria, a Instituição de Ensino terá ganhos imensuráveis, em especial na atuação de uma equipe multidisciplinar, trazendo o “know-how” não só do âmbito pedagógico, mas de várias áreas que permeiam o dia a dia estudantil, a exemplo do setor financeiro, estratégico, marketing, jurídico dentre outros.
É notório que o planejamento escolar é um trabalho complexo, árduo e que necessita de uma equipe qualificada para sua elaboração. É neste sentido que a Expansion Consultoria Educacional atua, visando desburocratizar o dia a dia escolar, através de elaboração e execução de um projeto personalizado para a realidade da sua Escola!