Nosso Blog

Fluxo de Caixa Escolar: Como controlar e melhorar a saúde financeira da sua Escola.

Aprenda a controlar o fluxo de caixa da sua escola com dicas práticas de receitas, despesas e planejamento financeiro. Melhore a saúde financeira da sua Escola!

Você sabe quanto fatura sua escola? E quanto gasta? Muitas escolas conhecem suas receitas e despesas, mas poucas conseguem combiná-las para garantir uma gestão eficiente. Mais importante do que conhecer essas informações de forma isolada é combiná-las. O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite cruzar receitas e despesas, mostrando de forma clara se sua escola está lucrando ou não, e isso é fundamental. 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o registro de todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) de dinheiro em um período específico. Ele mostra a saúde financeira da escola e ajuda a identificar períodos de sobra ou falta de dinheiro.

Para um melhor controle do fluxo de caixa da sua escola é necessário realizar o registro de todas as entradas e saídas com sua devida classificação.

Principais Entradas

• Mensalidades dos alunos.

• Matrículas e rematrículas.

• Taxas extras (material escolar, uniformes, eventos etc.).

Principais Saídas

• Salários e encargos trabalhistas dos professores e funcionários.

• Custos de manutenção (água, luz, aluguel, internet, limpeza, etc.).

• Materiais pedagógicos.

• Investimentos em tecnologia e infraestrutura.

• Impostos e taxas.

Gestão Financeira Escolar: Como gerenciar o fluxo de caixa

Para um fluxo de caixa assertivo é importante que a escola tenha um planejamento financeiro, estabelecendo um orçamento mensal, com o planejamento de receitas e despesas futuras, além de uma reserva financeira para imprevistos.

Além disso, é necessário uma análise periódica, comparando as entradas e saídas do período, identificando os meses com maior risco de déficit e garantindo que as receitas cubram as despesas mensais.

As planilhas de controle financeiro são uma ótima porta de entrada para organizar as finanças, principalmente devido à sua facilidade de uso e baixo custo. No entanto, embora seja um bom ponto de partida, o uso de planilhas ainda está longe de ser a solução ideal.

Embora as planilhas apresentem benefícios, seu uso também apresenta desafios técnicos, como a dificuldade de adaptação e aprimoramento para garantir uma aplicação eficaz dentro da rotina financeira.

Sem dúvida, um sistema de gestão financeira é uma ferramenta ideal para uma escola. Ele se destaca tanto pela sua especificidade quanto pela agilidade que oferece à instituição de ensino.

Quer garantir a saúde financeira da sua Escola? Entre em contato com nossa equipe de consultoria especializada e transforme a gestão financeira da sua instituição!

Fale com a gente e tenha um diagnóstico do setor financeiro da sua Escola!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn